segunda-feira, 23 de agosto de 2010

INTENCIONALIDADE


Um bom livro para ler é “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” de Stephen Covey. O segundo hábito e também os outros seis cabem muito bem aqui neste texto:

I. Seja proativo

II. Comece com o objetivo em mente

III. Primeiro o mais importante

IV. Pense ganha/ganha

V. Procure primeiro compreender, depois ser compreendido

VI. Crie sinergia

VII. Afine o instrumento


SER PROATIVO
significa que você não deve ficar ”na janela esperando a banda passar” , que pode fazer acontecer, “quem sabe faz a hora não espera acontecer”.

Você pode visualizar o que você quer no futuro, planejar, agir e realizar.

A gente nâo pode ficar parado ocupando nosso tempo com reclamações, culpando a vida, Deus, nossos pais, seja quem for por não conseguir o que queremos.

Como disse Sartre “Não importa o que nossos pais fizeram com a gente e sim o que vamos fazer com o que nossos pais fizeram com a gente”.

Nossas histórias de dor são jóias, pérolas que nos ajudaram a ser quem somos hoje!

E pode ser que você esteja insatisfeito, pensando que sua vida está uma droga... que você sofre, esforça-se e as coisas não acontecem ou dá tudo errado... Como diz o Rubens Alvez “Ostra feliz não faz pérola”... Aliás vale a dica esse livro é lindo!

E se ocuparmos nossas mentes com as possibilidades, damos um primeiro passo para fortalecer a atitude INTENCIONALIDADE. COMECE COM UM OBJETIVO EM MENTE. Não precisa ser um graaande objetivo, pode começar com um pequeno.

Precisamos pensar como queremos construir nosso presente.
Nós somos os agentes de mudança das nossas vidas.

Vamos lá, anime-se. Compre um caderno bonito, do seu gosto, uma caneta bacana e trace seus primeiros desejos.

Você pode fazer uma lista de coisas que quer alcançar. Pode começar com o que quer fazer no dia, nos próximos três meses, em 6 meses e até um ano. Eu uso uma ferramente que nomeei "planejamento estratégico pessoal". Fiz para um curso que ministrei chamado “Assuma a liderança da sua vida”. Se você quiser uma cópia deixe seu e mail no blog que eu mando pra você.

Se estiver difícil fazer planos para 3 meses faça seu plano para hoje.

Sempre listo minhas atividades na noite anterior. Coisas simples como: ir ao banco, fazer unha, ligar para uma amiga, comprar bilhetes para o teatro, arrumar a casa, ir em determinado lugar, levar seu filho ao cinema. Pode fazer isso para o trabalho também.

Isso motiva! Você pode ir colocando “ok” na atividade realizada. Aquilo que não fez você programa para o dia seguinte.

A medida que vai realizando e colocando “ok” vai se sentindo animado e com vontade de escrever o que quer para os próximos 3 meses: matricular-se em um curso de inglês, tirar uma semana de férias, comprar alguma coisa, pesquisar locais onde tem ioga, coisas simples... E assim você vai aos pouquinhos realizando e ficando mais ousado, pode planejar para 6 meses, um ano.

Coloque na frente de cada objetivo o nível de prioridade (um a cinco) e vá agindo de acordo com a prioridade. PRMEIRO O MAIS IMPORTANTE.
Não pense que você é melhor ou pior que qualquer pessoa. Somos iguais em direitos e deveres, mas somos únicos. Não existe ninguém como você, como eu. Então queira ser melhor que você ontem, vencer seus próprios records. Conheça os seus desejos, sonhos, objetivos e saiba que você tem tudo que precisa para realiza-los, para resolver seus problemas. Esse é um ensinamento do Dr. Milton Eickson.

Um objetivo sem data é um sonho, então tenha coragem de realizar seus sonhos. Coloque data neles, liste os passos que precisa dar para alcança-los.

Para ficar mais fácil lembre-se que os objetivos devem ser SMART, ou seja:

eSpecíficos
Mensuráveis
Atingíveis
Relevantes
Temporais

E precisam também ser ecológicos, ou seja, bom para você e para os que estão ao seu redor, senão alguém pode acabar boicotando. O Universo é abundante e tem recursos para todos nós. Ninguém precisa perder para que você ganhe. Todos podemos ganhar e ficar felizes uns com as vitórias dos outros. Pratique o GANHA-GANHA.
Faça um plano de ação:

O que Como Onde Quando Quem Para quê / Por que

Fazer vizualizações também ajuda bastante. Ver-se la na frente feliz e contente celebrando sua conquista. O cérebro não faz diferença entre o que é imaginação e o que é real e com certeza vai atrair o que for preciso para que você concretize o que quer. É claro que não adianta só vizualizar, tem que AGIR.

Se você tem algum sonho na gaveta e o colocou lá por julgar que não poderia conseguir, ou porque está velho demais, ou tem dinheiro de menos, ou simplesmente porque você não merece... Está na hora de mudar seus conceitos e fortalecer a autoresponsabilidade. Você é responsável e pode realizar sim! Alguém, que não me lembro quem, escreveu: Já que você vai pensar (sonhar) mesmo, então pense (sonhe) grande! Se você tem uma crença limitante de que “não consegue” coloque essa crença no paradão. Mude. Desaprenda. Solte. Substitua. Leia o livro “Lei da Atração”, do Michael J. Losier, ele ensina a limpar nosso inconsciente das crenças negativas. Ele é um estudioso da Programação Neurolinguística.

Acredite nos seus sonhos e faça de cada dificuldade no caminho (porque elas vão surgir) um desafio a ser vencido. Não existe fracasso, existe caminho que não deu certo, é só dar ré e buscar o caminho certo. Não importa quantas vezes. Temos que ser incansáveis e utilizar uma das regras do vendedor... Cada não traz com ele a possibilidade do sim.

Qual era seu sonho de criança? E qual é seu sonho hoje? Ouse colocá-los na sua frente e agir em direção a eles. Seja afirmativo. Fale sobre o que quer e não sobre o que não quer. Diga: eu quero ir para a faculdade, ao invés de, eu nâo quero ficar sem estudar.

Um empresário de sucesso, um exemplo de vida e integridade, Sr. Sakae Kamitami, me disse que na vida é preciso subir degraus, mas subir um a um, não adianta querer pular degraus, a alegria da vida está em subir um a um porque a gente vai fortalendo as pernas.

Então? Qual degrau você vai subir hoje?

Espero que minhas palavras te ajudem e te dêem motivo para querer realizar o seu querer. Estou torcendo por você!

Abraços

Keli

3 comentários:

  1. Eu adoro ler o que você escreve...
    Um grande beijo no coração...
    Quero uma cópia do PEP...
    luttiano@netmg.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Keli!!!É a Milena de Naviraí
    Adorei esse texto sobre o livro 7 habitos eu li na graduação, para uma matéria que fiz e adoreiii!!!!
    Quero uma cópia do PEP...
    Pode mandar no email xilena_2000@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Keli minha flooooooor!!!
    Venho meditando há algum tempo com seus vídeos de meditação guiada no youtube, mas depois desse texto decidir te escrever, porque parece que você está me assistindo (nos dois sentidos). Agradeço muito por compartilhar sua luz e sua sabedoria!
    Adorarei usar esta sua ferramenta também gabrielbritot@hotmail.com

    Abraçãããããããããooooooo, bem grande mesmo!!

    ResponderExcluir