sábado, 18 de setembro de 2010

COISAS DA VIDA...



Quando eu tinha 4 anos quebrei o nariz. Minha mãe tinha permitido que eu tomasse banho sozinha pela primeira vez... Eu estava radiante... Poxa, vou tomar banho sozinha! Entrei no banheiro, tranquei a porta, liguei o chuveiro e estava me ensaboando, quando lembrei da pasta de dente... Adorava comer creme dental... Minha mãe sabia que eu gostava e colocava em um lugar que o acesso não era fácil, em um compartimento em cima do box do chuveiro. Olhei para cima e vi o tubinho. Saí do chuveiro toda ensaboada e subi no bidê para pegar a pasta e POW... Cai com tudo de nariz no chão...

Não me lembro da dor, mas lembro-me do meu grito... Em um segundo meus pais e irmãos já estavam na porta do banheiro batendo para eu abrir... Não me lembro como consegui, mas abri a porta... Meu pai me levou para o hospital, fiz radiografia e tinha amassado as cartilagens do nariz. Meu rosto ficou preto. Na época, eu morava em uma cidade chamada Socorro no interior de São Paulo e ia ter uma festa na cidade, eu estava animadíssima, mas com o que aconteceu eu não ia poder mais curtir a festa como queria... Mesmo assim meu pai me levou, comprou pra mim um balão daqueles que tinham gás Helio... Andando pela praça com meu balão, sem querer ele se soltou... Lembro perfeitamente do balão subindo ao céu... Que dor... No nariz e no coração... Mas hoje lembro do que aconteceu como uma metáfora de vida... Quando uma coisa ruim acontece a gente tem que aproveitar para aprender e deixá-la ir... Sem ficar agarrado a ela...

Seria muito bom se tudo acontecesse como queríamos, mas as coisas não acontecem assim. Pode acontecer de uma maneira ainda melhor do que estávamos esperando, mas pode acontecer o contrário. O que vai definir a situação não é o que aconteceu em si e sim como vamos enxergar o ocorrido. Tudo tem seu lado positivo e negativo e precisamos aprender de verdade a ver os dois lados no momento em que estão acontecendo. Tem uma história boa que ilustra exatamente o que quero dizer:


Em uma fazenda em um tempo muito distante, havia um cavalo considerado pelo proprietário como o melhor. Um dia o cavalo sumiu, procuraram incansavelmente e não encontraram e um trabalhador veio falar com o fazendeiro:

- Nossa que coisa horrível que aconteceu, agora com o sumiço do cavalo o senhor está com sérios problemas, estamos perdidos!

O fazendeiro, muito sábio, respondeu: Com relação a isso, se é bom ou ruim, não sei...

O trabalhador ficou indignado, como ele não vê o quanto isso é ruim, meu Deus?

Passadas algumas semanas o cavalo retornou com um bando de cavalos selvagens, sem dono e ao invés de um agora o fazendeiro podia contar com 8 cavalos. O mesmo trabalhador foi conversar com o fazendeiro:

- Agora entendo o que o senhor disse quando o cavalo sumiu. O senhor tinha razão, que coisa boa, que maravilha, agora estamos mais do que bem...

E o fazendeiro respondeu: Com relação a isso, se é bom ou ruim, não sei...O trabalhador ficou muito confuso, como podia o fazendeiro pensar que não seria bom ter agora oito cavalos para ajudar nos trabalhos da fazenda???

Após alguns meses o filho do fazendeiro pegou um dos novos cavalos e foi dar uma cavalgada e caiu quebrando as duas pernas.

O trabalhador foi depressa falar com o fazendeiro:

- Ah... Agora entendi... Muito triste o que aconteceu com seu filho, ele vai ter que ficar muitos meses sem poder andar e isso realmente foi horrível!

E o fazendeiro respondeu: Com relação a isso, se é bom ou ruim, não sei...

O trabalhador ainda não entendia seu empregador: - O filho dele quebrou as duas pernas como ele pode falar isso?

Dois meses depois uma guerra estourou no país. Alistaram todos os jovens da região e o filho do fazendeiro não foi alistado por estar em recuperação por causa das pernas quebradas.

O trabalhador saiu correndo e foi ter com o fazendeiro: - Que maravilha senhor, seu filho foi poupado da guerra por estar com as pernas quebradas....

E o fazendeiro respondeu: Com relação a isso, se é bom ou ruim, não sei...
Frente ao que a vida nos impõe é importante ter tolerância, compreensão, aceitar e saber que a única certeza que temos é que ocorrerão mudanças... E é claro procurar aproveitar as coisas boas de cada situação. Tudo o que nos acontece serve para nosso aprimoramento, para nosso amadurecimento. Não podemos fugir dos sentimentos que advém de uma situação que parece ser ruim. Viver o luto de uma perda, a dor de um erro, a tristeza de uma decepção... Vamos sentir e deixar ir, sabendo que muita coisa pode acontecer... Nada é estático e os acontecimentos de nossa vida nos trazem oportunidades de ver as mesmas situações de maneiras novas. Li em algum lugar que
“O fundo do poço é a porta de entrada dos deuses”. Quando estamos lá no fundo podemos dar um grande impulso para subir, para crescer, para nos desenvolver...

Quando eu era adolescente assisti um filme muito chato, o filme só tinha pessoas boas, não havia conspiração, não havia traição, inveja, maledicência, não havia tramas, todos se davam bem, viviam em harmonia e eu fiquei lá esperando que algo acontecesse e nada... O filme acabou e todos viveram felizes para sempre. Lembro de comentar com minha mãe sobre isso e ela me dizer que isto não era possível neste mundo, no grau de evolução em que a humanidade se encontra, e é verdade! As coisas ruins estão aí para nos ajudar a ter com o que comparar e para nos fazer valorizar as coisas boas.

Milton Erickson disse que os problemas são como fibras para a nossa vida. Precisamos destes eventos para nos tornar fortes, maduros... Os erros nos ensinam o que não fazer para que possamos fazer certo...

Eu sei... Algumas coisas doem demais... E acabamos por cair na tentação de julgar as pessoas que contribuíram para o mal, mas todos nós estamos aqui para evoluir, até aqueles que ainda estão mais inconscientes... Jesus sabia mesmo das coisas e disse que “é mais fácil ressuscitar alguém que morreu do que perdoar”... Perdoar a si mesmo e aos outros é um desafio, mas precisamos nos esforçar porque não é inteligente guardar raiva..

Então para todos aqueles que foram alvo de injustiças, maledicências, ou que se sentem decepcionados, magoados : “Levanta, sacode a poeira e dá volta por cima...”

Tudo na vida é passageiro... (Menos cobrador e motorista, Rrrsss)... Tudo passa...

E pra finalizar este artigo vou usar um pedacinho da música do J. Quest:

DIAS MELHORES VIRÃO....

Abraços

Keli

4 comentários:

  1. Oi prima,
    Oh eu aqui traveis...

    Problemas todos temos e é com eles que aprendemos a viver.
    Quando dava aula no Projeto “Acelerando o passo” (hoje chamado EJA), destinado a adultos que por algum motivo tinham abandonado os estudos, e agora por exigências várias precisavam voltar e concluir, me deparei certa feita com um aluno que não acreditava no amanhã, e me criticava muito porque eu repetia várias vezes:
    - Amanhã será melhor...
    Pois bem, com o passar do tempo ele conheceu uma boa moça, dentro da sala mesmo e começaram a namorar, e para tal tiveram que enfrentar vários obstáculos.
    O ano letivo chegou ao fim, o tempo passou, cerca de oito anos, e eu me encontrei com eles na rua, os dois aparentemente bem, acompanhados de três filhos saudáveis, ambos empregados e sorridentes.
    Eu perguntei a ele:
    - E então? Seu amanhã foi melhor?
    Com um sorriso amarelo e corado admitiu que sem a menor dúvida ele deveria ter acreditado em minhas palavras!
    Eu disse a ele:
    - Embora você tenha dito que não acreditava, no fundo do coração nunca duvidou, pois nunca desistiu, apesar das dificuldades.
    Acredito ser uma característica dos seres humanos, apesar de não saber, a gente acredita sempre que amanhã vai ser melhor que hoje, e, é isso que nos impulsiona.

    Beijo no coração!
    Luttiano...

    Sinto falta da sua visita no meu blog...

    ResponderExcluir
  2. Oi Keli! Obrigada! Muito bom conhecer mais uma terapeuta feliz, como nos denomina meu mestre João Facchinetti. :)

    Estive em Belo Horizonte no início do ano, no Workshop com Dr. Robert McNeilly, você estava lá?

    Já estou seguindo seu blog, vamos aprender muito uma com a outra.

    abraço

    ResponderExcluir
  3. Que bom Camila! Eu não estava neste workshop...
    Com certeza vamos aprender muito uma com a outra!

    Abraços

    Keli

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS!!! MUITO OBRIGADA!!!! AMEI SEU BLOG! ABRAÇOS!!!

    ResponderExcluir