segunda-feira, 6 de setembro de 2010

VIVER CONSCIENTEMENTE


Cheguei ao aeroporto de São José dos Campos às cinco horas da manhã, meu vôo seria às seis horas. O nevoeiro estava muito forte e assim que fiz o check in fui informada que o vôo atrasaria em função do tempo. Entrei para a sala de embarque que fica em frente à pista de pouso e não conseguíamos enxergar um palmo a frente sequer. O comandante passou pela sala de embarque várias vezes e uma pessoa que estava ao meu lado perguntou a ele em uma destas vezes: - Então comandante, quando vamos poder voar? E ele respondeu: - Só quando o nevoeiro baixar, sem visibilidade não podemos sair do lugar. Depois de cinco horas de espera podíamos ver o pequeno avião que nos levaria e o contorno de algumas árvores que ficavam mais distantes... Quando tudo ficou mais nítido pude ver um grande poste pintado de vermelho e branco, se estivessemos em um navio, no mar, o chamariam farol, mas no aeroporto não sei que nome dão... Mas o farol que orienta e dá luz esteve sempre lá, mas não conseguíamos ver por causa da forte neblina.

Impossível não fazer uma correlação dessa metáfora ativa com a primeira atitude capaz de nos ajudar a construir nossa auto-estima saudavelmente: autoconsciência, viver conscientemente.

Não ter consciência de si mesmo é como viver em um nevoeiro, não dá para sair do lugar, não dá para se movimentar com propriedade. É como ficar a mercê do tempo. Não se trata de controlar tudo, pois a tentativa de fazer isso só pode dar dor de cabeça, mas de saber que mesmo nos momentos de neblina, mesmo nos momentos que precisamos esperar, há um farol dentro de nós capaz de nos guiar e nos orientar. Ter consciência disso nos traz serenidade, paciência, tolerância e calma.

Viver de maneira consciente é viver de maneira responsável perante a nossa realidade; e como disse Nathaniel Branden não temos que gostar do que vemos, mas precisamos reconhecer o que é e o que não é. Negar uma afirmação não vai torná-la falsa. Precisamos aprender com nossos sentimentos e para isso devemos fazer uso da razão, pensar, buscar conscientização, entendimento e clareza.

Precisamos voltar a atenção primeiro para dentro e depois para fora, ter consciência do nosso entorno. Viver de maneira consciente me coloca no caminho da lealdade comigo mesmo e conseqüentemente com os outros. Qual a realidade que estou criando? O que estou criando está de acordo com o que quero?

Praticar autoconsciência não só é uma auto-orientação como uma postura mental. Você está consciente das escolhas que está fazendo? Elas são coerentes? Ou você simplesmente evita pensar nisso. Olhar para fora parece mais fácil do que olhar para dentro e encarar nossas forças, nossas limitações, nosso lado generoso e nosso aspecto não generoso.

Quantas e quantas vezes reclamamos da vida como se fossemos vítimas das circunstâncias? Vamos parar com a vitimização porque tudo que nos acontece vem para que possamos nos conhecer melhor e dar um salto no que diz respeito a experimentação de nós mesmos. Somos 100% responsáveis pelo que concretizamos ou não em nossa vida.

Por que fulano consegue crescer profissionalmente e eu não?
Por que os outros se realizam e eu não?
Por que não consigo o emprego que quero?
Por que não tenho amigos?
Por que não consigo voltar a estudar?
Por que não consigo me relacionar com as pessoas de maneira saudável?
Por que alguns tem sorte e eu não?

O primeiro passo para ter essas respostas é avaliar seu sistema de crenças. As crenças moldam nosso comportamento. E muitas crenças que te guiam foram formadas lá na primeira infância, eram úteis naquela época, mas hoje já não são mais. De repente a gente acorda e percebe que está vivendo em um nevoeiro mental, que não sabemos mais o que queremos, quem somos, porque agimos desta ou daquela maneira e que precisamos parar para refletir sobre como estamos conduzindo nossas vidas.

Cada dia é uma nova oportunidade de se conhecer, de dar o rumo que queremos às nossas vidas. Jung tem uma frase que diz: “Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta”. E é isso mesmo...

Eu sei, às vezes, temos tantos problemas que acabamos por achar que não tem jeito, que não há tempo para essa história de reflexão sobre si mesmo. Que esta história de auto-ajuda é bobagem, que a gente tem que seguir lutando, a vida é uma luta e assim por diante... Isso me Lembra Drummond: “No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho”...

Prefiro acreditar que a vida é uma conquista e que cada obstáculo, cada pedra no caminho nos serve para nos tornarmos melhor, mesmo que doa, mesmo que desanime...

E que tal usar a pedra no caminho como lugar pra sentar, descansar um pouco e ficar mais consciente de tudo a respeito de suas ações, propósitos, valores, crenças e quando tiver esses dados você pode seguir viagem usando estes novos conhecimentos.

Uma vez perguntei para uma cliente qual a cor que ela mais gostava e tão envolvida estava com as pedras como obstáculos que não soube me responder... Então passei um exercício pra ela, muito simples, era só responder algumas perguntas:

Qual a cor que mais gosto?
Qual é a sua comida preferida?
Você gosta de ler?
Qual livro mais gostou até hoje?
Você gosta de assistir TV?
Quais programas mais te interessam?
O que te deixa feliz?
O que te irrita normalmente?
Você se sente bem fazendo qual exercício físico?
O que você aprendeu sobre dinheiro na sua infância?
O que aprendeu sobre casamento? Sobre sexo?
O que aprendeu sobre relacionamento?

O que aprendeu sobre sucesso?
O que aprendeu sobre realização pessoal?
Como gostaria que estivesse sua vida agora?
O que precisa desaprender sobre carreira, relacionamento, sexo, sucesso, etc.?
O que precisa parar de fazer?
O que precisa continuar fazendo?
O que precisa começar a fazer?

E ela ficou surpresa ao entender que tinha muita coisa dentro dela que não sabia que sabia... E assim somos todos nós. Aquilo que damos atenção cresce. Então dê atenção a si mesmo (a) primeiro e comece a observar o seu ambiente. Tenha coragem de se conhecer e enfrentar o ser pleno que é, com virtudes e defeitos.

Essa história eu extrai do livro do Stephen Gilligan, “A coragem de amar”:

Certo dia, um homem aproximou-se de Ikkiu e perguntou: - “Mestre, por favor, o senhor poderia escrever para mim alguns ensinamentos da mais alta sabedoria?”
Ikkiu tomou de sua pena e escreveu: “Atenção”.
“Isso é tudo?, perguntou o homem.
Ikkiu então escreveu: “Atenção. Atenção.”
“Bem”, disse o homem, “realmente não vejo muita profundidade nisto que o senhor escreveu”.
Então Ikkiu escreveu a mesma palavra três vezes: “Atenção. Atenção. Atenção.”
Meio irritado, o homem exigiu: “O que essa palavra “Atenção” significa, afinal de contas?”
Ikkiu respondeu delicadamente: “Atenção significa atenção”.


E Milton Erickson tem uma frase que amo e vou finalizar este texto com ela:

“Há algumas coisas que você sabe e não sabe que sabe.
Há algumas coisas que você não sabe... Que sabe.
E quando você souber
Você será você mesmo”.

Que você abra sua visão no meio do nevoeiro, que veja o seu farol interno, que fique consciente de quem é, do que quer, do que deseja para a sua vida. Que realize seus sonhos e que tenha coragem de descobrir o ser maravilhoso que é, que tenha consciência de que é merecedor de tudo que há de bom na vida simplesmente porque existe!

Meu sorriso pra vocês!

Keli

2 comentários:

  1. Sem dúvida é um prazer ler o que você escreve, tamanha é a profundidade e, ao mesmo tempo, simplicidade.
    Devemos sim ter atenção a nós mesmos sempre em primeiro lugar, pois só assim saberemos o que seremos capazes de oferecer para a vida e nossos semelhantes.´
    É com certeza uma tarefa árdua, mas que vale muito a pena.
    Tenho passado por muitas provas e tenho descoberto o quanto tenho dentro de mim que eu nem sequer sonhava que estava lá.
    Não me refiro a estas provas me lamentando pelos acontecimentos, ao contrário, agradeço por estar tendo, através delas, a possibilidade de crescer como pessoa e descobrir que a vida é bela demais. Ou como dizia Chaplin "A vida é MUITO pra ser insignificante..."

    "O segredo das coisas difíceis está na simplicidade de sua realização..."

    Beijo grande no coração...

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente...demais esse texto seu Keli, simples e objetivo, temos que tomar mais cuidado com nós mesmos, ter mais atenção com nossos sentimentos e pensamentos, para podermos sempre seguirmos em frente, independente do que aconteça ao nosso redor, pq acho que posso dizer que tudo só depende de nós mesmos...se queremos mudar, melhorar...só depende de nós e de mais ninguém, basta querer!!!!
    Um beijo grande pra vc, com saudades!!!!

    ResponderExcluir