quarta-feira, 27 de outubro de 2010

ANDAR UMA MILHA EXTRA



 Este é o terceiro princípio de Napoleon Hill: Andar uma milha extra. 
Significa que para ter sucesso você precisa prestar mais e melhores serviços e fazer isso com uma atitude mental positiva.

Ele sugere uma fórmula: Q+Q+AM – Qualidade do serviço que presta + Quantidade + Atitude mental com o qual você presta os serviços. E esse será o diferencial que nos estimula a criar espaço em nossa profissão, seja ela qual for, e gerar a compensação pelo trabalho.

Este conceito me lembra o livro de Eugênio Mussak “Metacompetência”, o autor diz que não basta sermos competentes, temos que oferecer algo mais, superar expectativas, ser metacompetentes. Utilizo muito este livro nos trabalhos que desenvolvo nas empresas por este Brasil a dentro!

Conheci um profissional há mais ou menos duas semanas que se intitula “terrapeuta”, um homem da terra.  Ele faz suco vivo, tortas e outros pratos naturais no SPA Maria Bonita em Nova Friburgo.

Fiquei pensando em como ele anda uma milha extra pois ele tem muito sucesso.

Todas as manhãs o SPA serve suco vivo no restaurante e já está incluso no pacote pré-pago dos spazianos.

Todos os dias o Zé (esse é o nome dele) ensina a fazer o suco, mas o  que tomamos com ele é pago.

Fiquei observando como ele tinha público todos os dias e as pessoas comentavam que o suco dele era melhor.

Como pode ser? Mesma receita e melhor?

O diferencial é que ao ir tomar o suco às sete horas com o Zé, “aprendemos a fazer fazendo” e ainda recebemos dicas diversas sobre os alimentos saudáveis, livros, orações. Sem contar o bem estar gerado por um clima divertido e leve. Ao invés de se concentrar apenas em ensinar o suco ele oferecia muito mais...
Olha a milha extra do Zé!

Mas quais são os benefícios de andar uma milha extra, de oferecer algo a mais?

1-      Você terá atenção favorável daqueles que lhe oferecem oportunidades para que se promovam circunstâncias melhores.

2-      Ao doar mais você é beneficiado pela lei natural do retorno crescente (tudo que fazemos volta para nós multiplicado, triplicado...).

3-      Você se tornará indispensável na sua profissão.

4-      Você vai se destacar em sua linha de trabalho.

5-      Terá preferência quando faltar oportunidades de trabalho.

6-      Se beneficiará pela lei do contraste porque os outros ao seu redor não estarão andando a primeira milha e muito menos a segunda.

7-      Fazer o seu melhor em todos os seus esforços e fazê-lo com uma atitude agradável irá aprimorar sua personalidade e fazer com que os outros gostem de você.

8-      Irá desenvolver uma imaginação afiada e alerta porque você estará buscando continuamente novos e melhores jeitos de prestar seus serviços.

9-      Irá inspirar você a se mover de acordo com a sua própria iniciativa ao invés de ficar esperando para que te digam o que fazer.

10-  Andar uma milha extra dá a pessoa mais coragem para continuar em frente sem o medo das criticas dos outros. Aumenta a autoconfiança.

11-  Este hábito ajuda você a controlar o hábito destrutivo da procrastinação, hábito que encabeça a lista de fracassos.

12-  Andar uma milha extra influencia outras pessoas a respeitar sua integridade e as inspira a sair do caminho e a cooperar com você em um espírito amigável.

13-  Ajuda você a ter certeza do seu propósito que é o ponto inicial de todo sucesso pessoal.

14-  Poderá pedir maior pagamento pelos seus serviços.

15-  Condiciona sua mente a manter uma aliança de mente-mestra com os outros.

E Napoleon Hill ainda oferece as sugestões:

1-      Comece pela manhã, em qualquer ocupação em que esteja engajado, a prestar algum tipo de serviço útil a alguém próximo a você que não espera que você faça isso. Você não deve esperar ou pedir compensação.

2-      Preste este serviço como uma atitude mental agradável, que mostrará claramente que você apreciou fazê-lo.

3-      Siga esta prática durante sete dias consecutivos e então note a mudança na atmosfera que irá desfrutar com os que estão próximos a você.

Ao final de sete dias é certo que você estará muito mais feliz!
Se você acreditar, você pode fazer!

Que os ensinamentos de Napoleon Hill sejam úteis para você!!!

Abraços no coração,

Keli

Nenhum comentário:

Postar um comentário