sábado, 30 de outubro de 2010

PERSONALIDADE AGRADÁVEL

Este é o quinto princípio de Napoleon Hill. Ele sugere que é preciso se comportar de maneira agradável porque ser “gente boa” de verdade é uma das condições para o sucesso.

Enquanto estava estudando esse princípio ri muito com essa citação de Jack Rosenblum: “Se uma pessoa lhe diz que é um cavalo, ela é louca. Se três pessoas dizem que você é um cavalo, é uma conspiração. Se dez pessoas dizem que você é um cavalo, compre uma ferradura”.  Então precisamos mesmo dizer Xoooo mau humor!!! Além de todos os males para a saúde ainda atrapalha nosso sucesso.

A maneira como somos tratados pelas pessoas é um reflexo de como nos tratamos e de como tratamos os outros. Refletir sobre isso pode lhe trazer a oportunidade de fazer mudanças significativas em seus relacionamentos.

Uma personalidade agradável cultiva uma atitude mental positiva, flexibilidade, habilidade administrar e direcionar seu entusiasmo emocional e sinceridade de propósito.

Uma atitude mental negativa pode ser percebida por qualquer pessoa, não é nada agradável ficar perto de pessoas que vêem sempre o negativo e o reforçam com suas previsões e histórias pessimistas. Manter uma atitude positiva atrai as pessoas e torna as relações mais prazerosas.

A flexibilidade nos ajuda na adaptação às situações e circunstâncias. Se está perto de uma pessoa irritada e responde a ela nesta mesma sintonia está fazendo uso da rigidez. Não se deixe contaminar pelas emoções tóxicas. Mantenha sua atitude mental positiva e vai se sentir mais feliz, além de dar oportunidade ao outro de mudar para melhor também.

Podemos dar força às nossas palavras através do entusiasmo, mas é preciso saber ligá-lo e desligá-lo como quem fecha e abre uma torneira. Mantenha o equilíbrio pois entusiasmo exagerado não é agradável.

Sinceridade é uma qualidade que não pode ser fingida. A falsidade sempre é percebida pelas pessoas de uma maneira ou de outra. Seja honesto consigo e com as pessoas e construirá relacionamentos saudáveis.

Para Napoleon Hill existem alguns hábitos que podem destruir uma personalidade agradável e conseqüentemente o seu sucesso:

1-      Interromper e mudar a conversa quando os outros estão falando.
2-      Sarcasmo.
3-      Vaidade.
4-      Indiferença.
5-      Elogiar quando o elogio não é merecido.
6-      Lutar contra o mundo (ser do contra).
7-      Desafiar diretamente aqueles com quem não concorda.
8-      Oferecer conselhos não solicitados.
9-      Falar de suas dores físicas.
10-  Usar palavras difíceis e falar assuntos desconhecidos para tentar se colocar numa posição superior aos outros.
11-  Invejar os outros.
12-  Negligência com a postura corporal e com suas roupas.

É importante refletir sobre essa lista porque podemos identificar pontos desagradáveis em nós mesmos e mudar...

Desejo que a cada dia você se torne mais “gente boa” ainda...

Abraços

Keli

2 comentários:

  1. Napoleon Hill é sensacional, nos dá ótimas dicas de como melhorar nossa performance e a própria vida.

    ResponderExcluir
  2. Napoleon Hill é sensacional, nos dá ótimas dicas de como melhorar nossa performance e a própria vida.

    ResponderExcluir