segunda-feira, 1 de novembro de 2010

AUTODISCIPLINA

A autodisciplina é o sexto princípio de Napoleon Hill,  ajuda na instalação permanente de todos os outros hábitos de sucesso. Sem a autodisciplina os outros princípios são inúteis.

Não se refere apenas a conseguir mudar hábitos negativos, mas particularmente o desenvolver e praticar hábitos positivos necessários para usufruir do envelope de riquezas (saúde forte, paz de espírito, um trabalho que ama e escolheu, libertação dos medos e preocupações, uma atitude mental positiva e riquezas materiais da sua escolha e quantidade).

“Você precisa se lembrar que tudo que faz por e para os outros faz por e para você”.

Isto me faz lembrar um conceito interessante: “disciplina é obedecer a si mesmo”. É ser capaz de cumprir com o que combinou com você.  Atividades simples nos mostram que temos a tendência a adiar nossos planos, deixando de cumpir com o que nos comprometemos... Veja se já falou uma frase parecida com as que coloco abaixo:

“Vou começar a fazer regime na segunda-feira”.

“Semana que vem começarei a fazer exercícios físicos”.

“O mês que vem começo a controlar as finanças”.

“Vou ser mais agradável com as pessoas”...

E assim vamos fazendo compromissos que não cumprimos e que acabam fortalecendo a idéia de que não conseguimos realizar o que desejamos. Para conseguir é preciso sair da zona de conforto, fazer algo diferente e se manter com firme propósito de instalar essa nova realidade, esse novo hábito em nossas vidas. Ou controlamos nossa mente ou ela nos controla, essa é a verdade.

Essa frase de Mark Twain é perfeita: “O segredo está em começar. O segredo de começar está em repartir suas tarefas complexas e esmagadoras em pequenas e administráveis e, então, começar pela primeira”.

Napoleon Hill sugere uma lista de atitudes que podem ajudar a desenvolver autodisciplina:

1-      Pense antes de falar. Tenha certeza de que o que vai falar é benéfico para você e  não vai ofender os outros. Língua solta é freqüentemente a maior deficiência de uma pessoa.
2-      Controle a tendência de revidar ressentimentos. O que fazemos aos outros volta para nós multiplicado. Então, se você sente que deve difamar uma pessoa não fale, escreva e escreva na areia perto do mar e então se afaste e deixe as ondas virem...
3-      Exercite autodisciplina sobre todas as emoções (Desenvolva sua inteligência emocional).
4-      A sua atitude mental precisa de disciplina, esteja atento e mantenha-a numa vibração positiva.
5-      Tenha disciplina com relação às emoções do sexo. Equilíbrio e saúde são fundamentais, transmute os excessos.
6-      Seu estômago também precisa de disciplina. Cultive hábitos alimentares saudáveis, saiba mais sobre o assunto, consulte seu médico se for preciso.
7-      Autodisciplina sobre religião e política. Viva e deixe viver, dê aos outros o privilégio que pede e exige para si mesmo.
8-      Controle a direção da sua mente para alcançar seu propósito.

 A autodisciplina é capaz de transmutar a tristeza em fé. Podemos transmutar raiva dos outros em uma emoção ponderada de simpatia por eles. É o meio que nos faz capaz de desligar nossas mentes das experiências passadas de sofrimento e desagrado. Podemos descobrir nosso EU maior que possui grande capacidade para acreditar e que não se deixa influenciar pelo fracasso e pela derrota.

“Não há maior insanidade do que fazer as mesmas coisas todos os dias e esperar resultados diferentes”. Essa frase é de Einstein.

A PNL sugere que para instalarmos um hábito devemos repetir o comportamento durante vinte e um dias ininterruptamente. Então escolha o que quer mudar e treine. Faça. Pratique e veja como as coisas vão mudar...

E para finalizar este post vou usar a frase de Michelangelo: “Se as pessoas soubessem como tive que trabalhar para conquistar a minha técnica, nada disso pareceria tão maravilhoso”.

Desejo a vocês força, determinação e é claro disciplina!

Abraços a todos.

Keli

Nenhum comentário:

Postar um comentário