Algumas idéias sobre auto-estima...

AUTO-ESTIMA

Interesso-me pelo tema desde a adolescência. Talvez porque este seja meu maior desafio. Estudei, trabalhei com pessoas em grupo, individualmente e desenvolvi um modelo mental sobre auto-estima baseado nestas experiências e na teoria de Nathaniel Branden. Vou compartilhar um pouco do que aprendi com vocês.

A auto-estima é uma construção de vida inteira. O conceito não está ligado apenas a imagem e conceito que temos de nós mesmos, ao apreço, estima.

É preciso ampliar a visão e adotar atitudes que fortaleçam sua auto-esima. Assumi-las. Praticá-las. Torna-las visivés em seu comportamento.
Refletir sobre essa teoria e aplicar em sua vida o que fizer sentido para você, até que pode se tornar um projeto interessante!

As atitudes são autoconsciência, auto-aceitação, auto-esponsabilidade, auto-afirmação, intencionalidade e integridade. 

Vou postar uma atitude por vez. Quero saber sua opinião sobre o assunto. Se tiver exemplos e quiser compartilhar faça isso aqui no meu blog. Idéias são muito bem vindas.

Vamos lá...

Autoconsciência – Viver conscientemente

É saber quem você é e a que veio. 
É saber o que está pensando e sentindo no momento em que está pensando e sentindo.
É lavar a louça, lavando louça. É almoçar, almoçando. É ter pés no chão, viver no agora e ter a cabeça cheia de sonhos. É dar atenção ao que está fazendo, " olhar para si mesmo com olhos de ver." 

Assuma a liderança da sua vida. Falo isso para mim mesma todas as manhãs.
A gente precisa melhorar o diálogo interno, aprender a perdoar, ficar consciente das mágoas guardadas e aprender a perdoar, deixar ir.

Então tá... E a pergunta que não quer calar ... Como fazer isso?

E se Deus aparecesse essa noite no seu quarto e te dissesse que pela manhã todos os seus problemas estariam resolvidos? Qual seria a sua primeira ação do dia?

Pesquise-se. Seja atencioso(a), honesto(a) consigo mesmo(a). Lembre-se das palavras de Milton Erickson quando se sentir meio perdido(a) ... Em toda aprendizagem tem que haver um tanto de confusão e um tanto de clareza.

Você sabe quais são seus modelos mentais sobre casamento, carreira, finanças, família, sobre cuidar do planeta?

Se não estiver bem em alguns destes é sinal de que precisa rever seus modelos mentais, ficar consciente deles para que possa reciclar, desaprender.

O Peter Drucker escreveu " As pessoas precisam aprender a desaprender para que possam reaprender."  

Não sei se estas idéias ajudam ou se não fazem diferenças, mas vou aprendendo a escrever a medida que escrevo. Peço desculpas se não estiverem gostando. Mas como disse a Teresa Robles (eu acho que foi em um workshop) "é melhor pedir desculpas do que permissão para ser feliz!"

Você observa se o seu comportamento está de acordo com seus valores e princípios, com o que você quer?  

Os seus pensamentos te dão apoio para seguir em frente, te motivam ou te colocam para baixo?

A consciência de si mesmo facilita escolhas mais inteligentes. 

Com relação a sua saúde: você  está escolhendo alimentos saudáveis que nutrem e suprem as necessidades do seu corpo?  Ou está comendo torresmo, coxinha, batata frita, chocolate em excesso? 

Eu confesso que não resisto a uma feijoada mas cuido bem da alimentação.

Você sabe quais são os seus sonhos, seus objetivos? O que você quer pra sua vida?

Se não sabe ´o não saber é um convite ao saber´. 

Seja curioso .

Comece a pensar em fazer seu planejamento estratégico pessoal isto ajuda no autoconhecimento.

Leia Emile Coue, “ O domínio de si mesmo”.
Um outro bom livro é “ Você é do tamanho dos seus sonhos” do Cesar Souza.

Mas o mais importante aqui é observar-se. Estar atento a si mesmo, aos seus sentimentos, pensamentos, sem julgamentos, inferências ou racionalizações.
Não vou dizer que esta é uma tarefa fácil, mas reconheça, deixe fluir a vida sem amarras nem apegos. Observe a si mesmo no agora, que é o único tempo que temos.

Viver conscientemente é estar de corpo e alma no momento presente.
É dar atenção a uma pessoa de muito valor: você.
Vale a pena!