quinta-feira, 27 de abril de 2017

CARTA A UM AMIGO PESSIMISTA

Caro amigo,

A vida é dura, não é mesmo? Nem tudo dá certo e muitas vezes tudo dá errado, é verdade. Se focarmos a vida com esta lente vamos encontrar muitas informações, experiências, fatos, situações difíceis, tristes, injustas, trágicas e cheias de motivos para a infelicidade. Esta é uma face da moeda. É uma forma de ver, uma lente pela qual podemos enxergar a realidade.

O convite que te faço agora é ampliar a sua visão... Para que possa ver a vida com mais completude, precisa se dar a chance de ver o outro lado da moeda, usar outras lentes para ver sua realidade.

Vamos lá! Vem comigo?

Como disse Milton Erickson... "Quando você olha para um jardim, pode olhar para as flores ou para as ervas daninhas". E eu complemento... Pode retirar as ervas daninhas e focar sua atenção no crescimento, nas cores e na beleza das flores...

Existe também, além de partes neutras, um lado muito lindo da vida, que é doce, terno, amoroso, alegre, justo, feliz... Você já leu um livrinho para pequenos e grandes chamado "O frio pode ser quente"? Eu te dou como tarefa lê-lo assim que possível! Ele nos desperta para isto:  precisamos ver além, de maneira mais completa.

Mas como desenvolver uma visão mais otimista da vida, sem se tornar um tolo?

Isto porque, para ser um bom otimista, você precisa ter atenção para não ficar um "bobo alegre". Não se trata de achar tudo lindo, todos são bons, tudo é rosa e maravilhoso... Isto é um otimismo dissociado da realidade e não funciona bem, não vai te ajudar...

Você precisa manter seus pés no chão e a cabeça cheia de sonhos. Você precisa ver os problemas, os obstáculos, as dificuldades sim, mas precisa manter o seu foco na soluções e agir em prol de gerar estas soluções. Otimistas não são aqueles que fazem afirmações positivas, são aqueles que pensam positivamente, mas AGEM positivamente também. "Informação só é poder quando colocada em ação".

Algo muito importante também é avaliar seu sistema de crenças.

No que você acredita sobre si mesmo? Sobre a vida? Pessoas? Trabalho? Relacionamento? Dinheiro? Prosperidade? Saúde? Etc.

Nossas crenças moldam nossos comportamentos. Você pode avaliar quais crenças te ajudam a ser mais feliz, a ter sucesso e quais te debilitam, te enfraquecem e te atrapalham a realizar seus objetivos e sonhos. Não se trata de quebrar tudo e sim de decidir quais crenças você irá manter, quais irá transformar e quais ira eliminar substituindo por novas e positivas crenças.

A ideia principal é AGIR, fazer diferente do que vem fazendo!

Parar de fazer esforço emocional e parar de reclamar é fundamental... Assim você poderá atuar de maneira mais estratégica e assumir 100% de responsabilidade por criar a realidade que deseja.

A Psicologia Positiva pode te ajudar muito nisto!

Você vai precisar trabalhar duro, desenvolver seu lado visionário e começar a imaginar o futuro que você deseja, seu futuro fantástico. Por um curto período de tempo você terá que ser irrealista... Isto significa preencher sua cabeça com seus sonhos e logo em seguida planejar o passo a passo e se tornar realista, com pés no chão e dividir para conquistar. O que significa isto? Estabelecer suas metas e ir cumprindo-as pouco a pouco, respeitando seu tempo e ritmo, sendo coerente com a sua realidade.  E você pode usar as emoções positivas para ativar seu potencial de criar

Lembre-se: PÉS NO CHÃO E CABEÇA CHEIA DE SONHOS!

Tenha equilíbrio. O otimismo dissociado, a la Pollyana, leva à desilusão, raiva, frustração e o pessimismo fatal leva ao desanimo, negativismo, falta de motivação e falta de esperança...

Uma forma inteligente e equilibrada, você já sabe...

PÉS NO CHÃO E CABEÇA CHEIA DE SONHOS!

AGIR positivamente vai fazer toda a diferença. Busque no seu passado os momentos de sucesso, aqueles em que você floresceu e use estas emoções positivas para ativar o potencial de criar seu futuro fantástico através de ações autenticas e um comprometimento concreto de realizar os seus sonhos.

JAMAIS, JAMAIS, JAMAIS DESISTIR... Esta frase é do OG MANDINO e ele a usa em vários de seus livros e serve muito aqui para nós!

Se surgirem obstáculos, enxergue-os como bênçãos disfarçadas, como sugere Napoleon Hill, desenvolva novas habilidades para vencê-los porque é este o estimulo que eles nos dão, e siga em frente em direção ao que realmente deseja.

LEMBRE-SE de trabalhar duro, mas trabalhar duro no seu CAMINHO COM CORAÇÃO não significa sofrer... "Trabalhar duro" significa se dedicar porque é prazeroso fazer o que faz bem , o que gosta e isto te faz querer fazer mais e melhor, te faz fluir com a vida e nem sentir o tempo passar...

Vá se dando tempos de recuperação, descansando, apreciando o belo, agradecendo cada momento que traz para você uma oportunidade de se conhecer, de evoluir, desenvolver consciência, fazer o que gosta, compartilhar seu talento com a humanidade, dar propósito e significado à sua vida e ser ainda mais feliz, espalhando sua alegria pelo mundo, tornando-o melhor, contribuindo para fazer luz naquilo que coerentemente você vê como escuridão.

Abraços e alegrias, gratidão e amor!

Keli Soares