terça-feira, 16 de novembro de 2010

PENSAR COM EXATIDÃO


 Este é o décimo segundo princípio de sucesso de Napoleon Hill. Se quer ser bem sucedido precisa aprender a pensar com exatidão. Este hábito é visto pelo Dr. Hill como o fundamento de todas as realizações de sucesso.

Entender a diferença entre raciocínio indutivo e dedutivo parece ser interessante para quem quer instalar esse hábito em sua vida.

O raciocínio indutivo é utilizado quando não há fatos para embasar o seu pensamento. Neste caso temos que agir a partir de hipóteses ou simplesmente pelo que você pensa que são os fatos. É preciso ter cuidado com este tipo de raciocínio porque a realidade não é o que vemos. O que vemos é somente o que vemos.

O raciocínio dedutivo é usado quando temos os fatos para embasar nosso pensamento.

Precisamos separar o que é evidência e o que é boato e ter clareza de quando estamos lidando com hipóteses e quando estamos lidando com fatos reais.

Com essa clareza, de acordo com Hill, a gente deve separar o que é importante do que não é importante. Não vai ser surpresa alguma se descobrirmos que gastamos muito tempo com o que não é importante.

Mas o que de fato é importante?
Qualquer fato que te ajude a cumprir o seu propósito, viver feliz, realizar seus sonhos é um fato importante. Todos os outros não o são.

Afinal, “você quer ter razão ou quer ser feliz?” Às vezes esquecemos que queremos ser felizes e nos agarramos à infelicidade. Dedicar espaço em sua vida para um amontoado de coisas não importantes nos afasta do bem estar.

Outra coisa em que precisamos estar atentos diz respeito às opiniões das pessoas. Quanto mais bem sucedida é uma pessoa menos inclinação ela tem para ficar emitindo opiniões desvairadas e sem fundamento.

Quando ouvir alguém fazer uma afirmação que você não sabe se é confiável, faça a pergunta: como você sabe? E permaneça firme até obter a resposta e poder avaliar se essa opinião é baseada em evidências ou em boatos. Tudo nesta vida é passível de prova e se esta não é apresentada é melhor decidir que ela não existe.

Estou transcrevendo para vocês neste post os ensinamentos de Napoleon Hill e ele propõe algumas regras que nos ajudam a burilar nossa forma de pensar:

1-      Nunca aceita opiniões de outras pessoas como se fossem fatos até que conheça as fontes e evidências.
2-      Lembre-se de, antes de colocar em prática, deve  fazer um exame rigoroso nos conselhos que recebe, não importa de quem.
3-      Alerte-se imediatamente quando ouvir alguém falando de maneira desrespeitosa ou maledicente de outra pessoa. A fala é tendenciosa e deve colocar em observação o falante. Se fala do outro pode também falar de você.
4-      Faça perguntas neutras quando quiser uma informação, evite passar com a pergunta o que deseja. Por que nós, pessoas, temos uma tendência, em situações assim, de querer agradar.
5-      Lembre-se que tudo no universo é capaz de prova e portanto quando esta prova não está disponível é mais seguro assumir que nada existe.
6-      Tanto a mentira quanto a verdade carregam consigo um meio silencioso, invisível de se identificarem como tal. Desenvolva sua intuição para que SINTA o que é falso e o que não é.
7-      Pergunte sempre que precisar buscar evidências: Como você sabe?

Lide com cada fato como ele é e não permita que seus desejos ou sentimentos tornem-se pais dos fatos.  A sabedoria de Confúcio cabe aqui: “Não faça aos outros o que não gostaria que fizesse com você”. Jamais julgue alguém ou uma situação baseado em boatos, ficção ou opiniões que não trazem consigo as fontes e evidências da informação. E é claro que diferencie o que é importante do que não o é.

Pensar com exatidão lhe ajuda a abrir o envelope de riquezas e fechar o das penalidades. Te ajuda a criar e manter relacionamentos saudáveis, a se sentir integro, fortalece a auto-estima pois é uma atitude de integridade.

Vamos todos os dias exercitar o pensamento com exatidão?

Está chegando ao fim os textos sobre as idéias de Napoleon Hill. O próximo post será sobre o décimo terceiro princípio de sucesso e último deste meu estudo.

Abraços a todos!

Keli

Nenhum comentário:

Postar um comentário