terça-feira, 10 de agosto de 2010

Algumas idéias sobre auto-estima...

AUTO-ESTIMA

Interesso-me pelo tema desde a adolescência. Talvez porque este seja meu maior desafio. Estudei, trabalhei com pessoas em grupo, individualmente e desenvolvi um modelo mental sobre auto-estima baseado nestas experiências e na teoria de Nathaniel Branden. Vou compartilhar um pouco do que aprendi com vocês.

A auto-estima é uma construção de vida inteira. O conceito não está ligado apenas a imagem e conceito que temos de nós mesmos, ao apreço, estima.

É preciso ampliar a visão e adotar atitudes que fortaleçam sua auto-esima. Assumi-las. Praticá-las. Torna-las visivés em seu comportamento.

Refletir sobre essa teoria e aplicar em sua vida o que fizer sentido para você, até que pode se tornar um projeto interessante!

As atitudes são autoconsciência, auto-aceitação, auto-responsabilidade, auto-afirmação, intencionalidade e integridade.

Vou postar uma atitude por vez. Quero saber sua opinião sobre o assunto. Se tiver exemplos e quiser compartilhar faça isso aqui no meu blog. Idéias são muito bem vindas.

Autoconsciência – Viver conscientemente
É saber quem você é e a que veio.

É saber o que está pensando e sentindo no momento em que está pensando e sentindo.

É lavar a louça, lavando louça. É almoçar, almoçando. É ter pés no chão, viver no agora e ter a cabeça cheia de sonhos. É dar atenção ao que está fazendo, " olhar para si mesmo com olhos de ver."

Assuma a liderança da sua vida. Falo isso para mim mesma todas as manhãs.

A gente precisa melhorar o diálogo interno, aprender a perdoar, ficar consciente das mágoas guardadas e aprender a perdoar, deixar ir.

Então tá... E a pergunta que não quer calar ... Como fazer isso?

E se Deus aparecesse essa noite no seu quarto e te dissesse que pela manhã todos os seus problemas estariam resolvidos? Qual seria a sua primeira ação do dia?

Pesquise-se. Seja atencioso(a), honesto(a) consigo mesmo(a). Lembre-se das palavras de Milton Erickson quando se sentir meio perdido(a) ... "Em toda aprendizagem tem que haver um tanto de confusão e um tanto de clareza."

Você sabe quais são seus modelos mentais sobre casamento, carreira, finanças, família, sobre cuidar do planeta?

Se não estiver bem em alguns destes é sinal de que precisa rever seus modelos mentais, ficar consciente deles para que possa reciclar, desaprender.

O Peter Drucker escreveu " As pessoas precisam aprender a desaprender para que possam reaprender."

Não sei se estas idéias ajudam ou se não fazem diferenças, mas vou aprendendo a escrever a medida que escrevo. Peço desculpas se não estiverem gostando. Mas como disse a Teresa Robles (eu acho que foi em um workshop) "é melhor pedir desculpas do que permissão para ser feliz!"

Você observa se o seu comportamento está de acordo com seus valores e princípios, com o que você quer?

Os seus pensamentos te dão apoio para seguir em frente, te motivam ou te colocam para baixo?

A consciência de si mesmo facilita escolhas mais inteligentes.

Com relação a sua saúde: você: está escolhendo alimentos saudáveis que nutrem e suprem as necessidades do seu corpo? Ou está comendo torresmo, coxinha, batata frita, chocolate em excesso?

Eu confesso que não resisto a uma feijoada mas cuido bem da alimentação.

Você sabe quais são os seus sonhos, seus objetivos? O que você quer pra sua vida?

Se não sabe ´o não saber é um convite ao saber´. 



Seja curioso .

Comece a pensar em fazer seu planejamento estratégico pessoal isto ajuda no autoconhecimento.

Leia Emile Coue, “ O domínio de si mesmo”.
Um outro bom livro é “ Você é do tamanho dos seus sonhos” do Cesar Souza.

Mas o mais importante aqui é observar-se. Estar atento a si mesmo, aos seus sentimentos, pensamentos, sem julgamentos, inferências ou racionalizações.
Não vou dizer que esta é uma tarefa fácil, mas reconheça, deixe fluir a vida sem amarras nem apegos. Observe a si mesmo no agora, que é o único tempo que temos.
Viver conscientemente é estar de corpo e alma no momento presente.
É dar atenção a uma pessoa de muito valor: você.
Vale a pena!

Abraços

Keli Soares

3 comentários:

  1. Keli! Adorei seu texto, concordo plenamente com suas palavras! E por coincidência ou não, foi pedido a mim que ministrasse uma pequena palestra p os funcionários da clínica onde trabalho sobre auto-estima. Gostaria que, caso possa, vc me passasse referências bibliográficas ou materiais possa me ajudem a organizar essa palestra! Meu nome é Mariana Lima, sou psicóloga e aluna da Sofia Bauer. Queria inclusive montar uma induçào para fechar palestra. Meu e-mail é: Marianapsilima@hotmail.com. Agradeço muitíssimo a atenção, e aguardo resposta! Continuarei aqui te lendo seus ensinamentos!

    ResponderExcluir
  2. Oi queridona, amei e até chorei lendo o seu texto! Você sabe bem por que... Tenho que adicionar vida aos meus anos e me deixar fluir pra viver melhor. Ainda não me encontrei... Obrigada pelo texto e que bom que tem um blog, sinto-me mais pertinho de vc. Bjão amiga!

    ResponderExcluir
  3. Que bom que vocês estão aqui! Fico feliz com os comentários! Elaine querida siga lendo porque vou me lembrar de você quando estiver escrevendo. Mariana seja bem vinda também vou escrever muitas dicas para fortalecer auto-estima! Abraços

    ResponderExcluir