domingo, 12 de setembro de 2010

CUIDANDO DOS PENSAMENTOS E DAS EMOÇÕES



Eu sou adepta a política do ganha-ganha. Acredito que o Universo tem recursos para todos e há lugar para todos experimentarem seus talentos, prosperar e todos nós temos direito a um lugar ao sol. Acredito também que o propósito de cada um de nós seja servir e contribuir para um mundo melhor. Sei que alguns vão considerar estas palavras românticas demais, mas não me importo, é exatamente assim que penso. Não estou dizendo que não sinto inveja, pois sinto e reconheço que sinto e busco transformá-la em admiração e pra ficar ainda melhor uso a PNL (Programação Neurolinguística) para modelar o comportamento da pessoa e incorporar em meu comportamento o que ela tem de bom... A gente precisa aprender a aprender com o outro... Vamos lá, estamos aqui neste mundo para evoluir e aprendermos uns com os outros!

Deveria existir na escola uma disciplina que tratasse da inteligência emocional. Que nos ensinasse desde pequenos a lidar com as emoções. Em essência nenhuma emoção é ruim se soubermos entender sua mensagem. Mas aprendemos que ao sentir algumas emoções nos tornamos pessoas ruins e então evitamos ao máximo senti-las e quando as sentimos, negamos pra nós mesmos, nos sentimos culpados. Ao bloquear uma emoção que consideramos negativa, também bloqueamos as outras. Se resistimos, a vida vai continuar nos oferecendo oportunidades de sentir, até que tenhamos coragem de enfrentart: Bom dia raiva! Bom dia medo! Bom dia tristeza! Se continuamos a negar vamos ter que dizer logo depois: Bom dia angústia! Todos nós sentimos todas as emoções, é inevitável... E a inabilidade para lidar com elas nos causa dor, desconforto, mal estar e muitas doenças.

A mensagem da raiva é que algo fora de nós não está de acordo com o que queremos. Em seu aspecto positivo nos dá energia para nos defender, defender quem amamos, pode nos fazer inclusive ir em busca de uma situação melhor. Lembro-me daquele filme clássico “E o vento levou” em que Scarlet O’hara ao chegar em sua fazenda destruída abaixa-se , pega um punhado de terra, levanta aos céus e diz: “Jamais passarei fome”... Este é um exemplo claro de raiva bem canalizada. Ela realmente não passou fome mais e se reergueu como Phoenix das cinzas.

Pra inveja eu gosto de usar a teoria da Leitura corporal que brinca com a palavra IN VEJA... Se você está cobiçando o que vê no outro é porque tem potencial para consegui-lo. IN em inglês significa dentro e portanto VEJA IN veja dentro de você que você pode aquilo que está desejando. Ao invés de olhar para fora olhe para dentro, os recursos estão lá.

A tristeza nos deixa introspectivos, nos diz que algo dentro de nós não está de acordo com nossa natureza. Que é preciso fazer um exame interno do que precisa ser modificado, o que precisamos deixar morrer, deixar ir para que o melhor em nós desperte. Já que você está aí dentro mesmo, ao invés de olhar só para a escuridão veja as estrelas também... Nos diz que mesmo estando nublado ou escuro por dentro, o sol continua lá. É um convite para que deixemos nosso sol brilhar!!!

O medo em sua essência é protetor, mas em volume alto nos paralisa. Precisamos apenas aprender a diferenciar o medo real do medo irreal. Vou usar um exemplo que li uma vez: “Um homem está andando pela rua e quando olha para cima tem um piano caindo do alto de um prédio. Este é um medo real, há um perigo real, ele tem que fugir para se proteger. O medo torna-se irreal quando o homem a partir de então passa a andar pelas ruas com medo de que um piano caia sobre sua cabeça”. Ao diferenciar o que é real e o que não é somos capazes de enfrentar este dragão que nada mais é do que um ratinho quando o encaramos de frente. Tem um livro bacana que fala disso, chama-se "O cavaleiro preso na armadura".

Todos temos inteligência emocional, uns mais desenvolvida outros menos. Podemos aprender a identificar nossas emoções no momento em que as estamos sentindo, podemos nomeá-las, identificar como estão se expressando em nosso corpo, acolhe-las, entender sua mensagem e utilizar essa energia positivamente, canalizando-as de maneira produtiva, usando a mensagem de maneira adequada.

A vida nos apresenta várias situações que nos ajudam a desenvolver esta inteligência. Precisamos apenas estar dispostos a desenvolvê-la, a nos dar a chance de ter uma vida mais saudável. Sim, porque quanto mais aprendemos a cuidar das nossas emoções mais cultivamos saúde e nos afastamos das doenças.

A teoria cognitiva propõe que pensamento gera um sentimento que gera um comportamento e isto faz muito sentido. Penso que os sentimentos são pensamentos em movimento no corpo. Identificando nossos pensamentos podemos cuidar melhor das nossas emoções.

Daniel Amen em seu livro “Transforme seu cérebro, transforme sua vida” propõe uma teoria muito interessante para lidarmos com os pensamentos negativos que geram emoções tóxicas.

ANT (Automatic Negative Thoughts) em inglês significa FORMIGA, traduzido para nossa língua pensamentos-formiga são estes pensamentos negativos automáticos que geralmente não temos consciência e acreditamos neles como se fossem verdade.

Ele usa uma metáfora interessante: imagine que você está em piquenique e deixa um sanduíche na toalha bem arrumada no gramado. Você se distrai e muitas formigas atacam o sanduíche... Sem perceber você o pega e as formigas sobem pela sua mão e começam a te picar. É muito mais difícil afastar um montão de formigas. Agora se estiver atento você vai perceber e no momento que uma formiga subir você já a tira, fica muito mais fácil... É a mesma coisa com nossos pensamentos. Se estiver atento vai perceber e será capaz de pensar mais positivamente...

E me lembro agora de outra metáfora boa: “Não é possível impedir que urubus sobrevoem as nossas cabeças, mas impedir que façam ninhos em nossos cabelos, nós podemos”.

Mas voltando às formigas de Daniel Amen, ele propõe alguns tipos destes pensamentos- formiga que tornam mais fácil a nossa auto-observação e mudança:

1- Generalização: Tirar uma conclusão generalizada com base em um evento singular ou com parte de uma evidência. Se acontece uma coisa ruim você pensa que sempre vai acontecer. Quando estiver utilizando as palavras “sempre e nunca”atenção porque pode ser uma formiga. Ex: Eu sempre esqueço isso! Ele sempre faz dessa maneira! Eu nunca consigo aquilo outro! E por aí vai...

2- Negativismo: Concentrar-se sempre no aspecto negativo da questão, sem levar em consideração os pontos positivos. Tem uma frase do Milton Erickson que se encaixa perfeitamente aqui: “Quando você olha para um jardim, você pode olhar para as flores ou para as ervas daninhas” e com toda admiração e respeito eu acrescento: Você pode olhar para as flores, para as ervas daninhas e escolher em qual fixar sua visão, mas lembre-se de tirar as ervas daninhas para que as flores possam crescer lindas e saudáveis...

3- Pensar tudo ou nada, oito ou oitenta: Quando você fica rígido pensando que tem que ser preto ou branco, certo ou errado, bom ou ruim. Quando está nos extremos é hora de ver que existe uma ponte entre os dois. Atravesse a ponte. Experimente outras cores, outras possibilidades, alternativas...

4- Personalização: Quando você se responsabiliza por um evento do qual não tem responsabilidade ou quando você pensa que o que as pessoas estão conversando diz respeito a você ou de alguma forma relacionado a você. Ex: Todo dia você reza o terço e um dia você não o faz e alguém querido é assaltado, você se culpa pensando que foi porque não rezou o terço naquele dia. Outro exemplo: Tem duas pessoas conversando e rindo e você já pensa que estão rindo de você, sem nenhuma evidência para tal.

5- Pensamento catastrófico: É quando você superestima as chances de um desastre. Espera que algo insuportável ou intolerável vai acontecer. Ex: A minha aula vai ser horrorosa, as pessoas vão me criticar. Se eu namorar ele vai me trair e vou sofrer. O chefe me deu uma tarefa e se eu errar ele vai me demitir.

6- Pensar que os sentimentos são a verdade: É quando você sente algo e pensa que aquilo é uma verdade e não apenas um sentimento. Ex: Me sinto fracassado, portanto sou um fracasso. Me sinto inadequado, portanto sou inadequado. Me sinto perdido então a situação não tem solução.

7- Leitura de mente: Achar que pode ler a mente das pessoas, sem verificar comportamentos e provas. Ex: Ele pensa que eu sou estúpido. Na entrevista o entrevistador deve ter me achado um idiota... Graças a Deus temos, pelo menos ainda, liberdade no pensamento, não temos bola de cristal e não temos como ler a mente do outro. Então quando estiver dando um (a) de vidente, alerta vermelho é um formigão.

8- Prever má sorte: Você espera um resultado negativo e já supõe que é um fato estabelecido. Cuidado porque nossas profecias negativas podem se auto-cumprir. Ex: Eu sempre fui assim, não vou ter como mudar. Você pensa que não vai funcionar e nem se dá a chance de tentar.

9- Pensar "deveria", "tenho que", ou "tenho de": Cuidado com a rigidez, se guiar por regras assim transforma seu interno em uma panela de pressão. Desenvolva mais flexibilidade. Você não tem que nada, VOCÊ PODE!!!

10- Ampliação / Redução: É quando você tem uma tendência a exagerar a importância da informação ou das experiências negativas, enquanto banaliza ou diminui a importância da informação ou das experiências positivas.

Pronto!!!
Está aí uma teoria que pode te ajudar. Mas não fique só na leitura, pratique!
Se dê a chance de experimentá-la. Observe-se, assuma a liderança da sua vida!

A notícia boa é que você é dono (a) de seu próprio castelo, da sua mente e pode mudar seus pensamentos. É só praticar autoconsciência e mãos à obra. Mude! Perceba a formiga antes da infestação do formigueiro. Pense coisas boas.

Entenda a mensagem, dê nome, acolha as suas emoções, canalize-as produtivamente e deixe-as ir... A Sofia Bauer tem alguns CD's excelentes que nos ajudam com as emoções.

Emoção é como água, se ficar parada dá lodo, girino e pode ser fonte do mosquito da dengue!!!

Vamos criar mais bem estar e saúde em nossas vidas!

Muita alegria e um grande abraço!

Keli

Um comentário:

  1. Prima,

    Também sou adepto à política do ganha-ganha e, ao contrário do que você diz, a maioria das pessoas não considera essa uma idéia romântica.
    Os seres humanos não estão preparados para ver seus semelhantes em uma situação de ganho e por isso lutam sempre pela política do ganha-perde, algumas vezes optando até mesmo pela política do perde-perde, ou seja, preferem perder a ver seus semelhantes ganharem (triste né?), mas real.
    Quando o amor está presente, às vezes, podemos nos deparar com uma situação onde uma pessoa pode até mesmo optar em perder para que o ser amado ganhe, mas isso é cada vez mais raro e também não é o correto, pois como você bem expõe: “O universo tem recursos para todos e há espaço para todos...” e ninguém deveria se anular ou optar por perder se todos temos possibilidades de ganhar.
    É uma pena a PNL não ser levada tão a sério como deveria (pelo menos no nosso mundo, mas nós chegamos lá), pois ela é uma ferramenta preciosa para a construção de pensamentos melhores e, consequentemente, de atitudes melhores.
    “O homem inteligente aprende com os próprios erros e acertos, o homem sábio aprende com os erros e acertos do outro...”
    Com certeza como educador, concordo com você quando diz que a Escola deveria ensinar a lidar com as emoções, pois o nosso conhecimento é empírico e parte do princípio de que sentir certas emoções é ruim quando na verdade ruim é somente a forma de trabalhamos essas emoções dentro de nós.
    Como já disse, não nego nenhum de meus sentimentos, e, por vezes, sou mal interpretado por isso, concordo quando diz que não devemos bloquear uma emoção, pois assim bloqueamos as outras.
    É como a música da Ana Carolina:
    “Eu tranco a porta pra todos os gritos e o silêncio também está lá fora...”
    Procuro aprender mais e mais sobre meus sentimentos, que foram gerados por meus pensamentos, gerando um comportamento, por exemplo, tive um problema de saúde esse ano e depois de tudo resolvido me vi sentindo medo de passar novamente aquele sofrimento. Precisei de ajuda especializada para identificar esse medo como sendo irreal e, poder transformar esse sentimento e todas as conseqüências provocadas por ele, ou pelo menos tentar.
    Muito interessante os pensamentos-formiga. Tenho uma mente muito fervilhante e, consequentemente, sujeita a esse tipo de pensamento. Vou com certeza utilizar essa dica e passar a me auto-observar com mais cuidado.

    Tenho aprendido muito com seus ensinamentos.

    “O verdadeiro mestre jamais deixa de ser um aprendiz!”

    Beijo no coração...

    Luttiano...

    ResponderExcluir